Você sabia ?

Próxima Parada: Alemanha: prepare-se para conhecer esse majestoso país

foto: megacurioso



Repleto de reviravoltas históricas, as terras da Alemanha revelam belas paisagens e aspectos culturais muito ricos


Hoje é dia de Próxima Parada e trazemos aqui no Mega Curioso mais um artigo especial com detalhes de um país muito famoso e conhecido, pelo menos por grande parte das pessoas através de livros: a Alemanha. Com muitas reviravoltas históricas, paisagens estonteantes, castelos centenários, cidades modernas e um povo culturalmente rico, encontramos em terras germânicas muito para se ver, falar e descobrir. Prepare suas malas e embarque conosco nesse tour por mais um país europeu.

Um breve resumo histórico

A Alemanha foi lar de diversos povos germânicos ao longo dos séculos, que posteriormente se unificaram e formaram o país – mais especificamente em 1871, devido à guerra Franco-Prussiana. O território ficou sob o domínio do Sacro Império Romano-Germânico até 1806, sendo que durante o século 16 o norte se tornou o verdadeiro epicentro da Reforma Protestante, que adaptou alguns conceitos do catolicismo e se difundiu para outros países europeus (e depois, para outros continentes).
A Alemanha participou das duas Grandes Guerras que o mundo sofreu (ambas que tiveram o território europeu como principal cenário). Infelizmente, o país ficou bastante conhecido mundialmente devido ao líder do Partido Nazista e do Terceiro Reich, Adolf Hitler, que implementou políticas que melhoraram o país em termos econômicos, porém que também foram responsáveis por atrocidades que se alastraram pelo país – como o Holocausto.

Capitalismo e Socialismo lado a lado

Depois do término da Segunda Guerra Mundial, o território alemão foi divido em dois estados: Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental – com grandes diferenças econômicas e políticas entre eles (capitalismo versus socialismo). A Alemanha Oriental ficou sob o forte regime socialista, ao passo que o estado ao lado foi dividido entre as potências vitoriosas da Segunda Guerra – França, Inglaterra e Estados Unidos.
Depois da queda do Muro de Berlim, em 1989, a Alemanha foi reunificada e se tornou novamente o território que conhecemos hoje. Nós mencionamos aqui poucos fatos históricos (e de modo resumido), pois o país é detentor de várias mudanças que ocorreram ao longo dos anos que transformaram politicamente e culturalmente o território alemão. Contudo, vamos conferir melhor como o país está hoje e quais são os locais que você pode visitar e descobrir logo abaixo.

A pluralidade da capital Berlim

A Alemanha possui mais de 81 milhões de habitantes (é o segundo país mais populoso da Europa), sendo que sua capital, Berlim, é a maior cidade com 3,4 milhões de pessoas. Com edifícios que mesclam o moderno com o histórico, esse centro urbano é conhecido por ser diversificado não só em suas construções, porém com as pessoas também (existem milhares de imigrantes que vivem na capital alemã). Para ver uma imagem panorâmica da cidade, clique aqui.
Entre os famosos pontos turísticos da cidade, você pode conhecer os resquícios do Muro de Berlim, o portão de Brandemburgo (que você vê na imagem acima), o Palácio do Reichstag (Parlamento Alemão), os diversos museus que existem na capital e muitas outras opções. Se você quer viajar pelo interior da Alemanha, há muitas outras belas cidades históricas e modernas que podem ser visitadas, como Hamburgo, Frankfurt, Munique, Cologne e mais.
Vista de Munique
Abaixo você pode conferir imagens do monotrilho de Wuppertal, cidade do oeste da Alemanha. Esse curioso sistema de transporte, batizado de Wuppertaler Schwebebahn, foi implementado em 1901, cujas linhas atravessam diversas regiões da cidade oito metros de altitude – trata-se de um monotrilho invertido. Esse trem suspenso, por si só, já considerado um tipo de atração turística da cidade.

Os belos castelos alemães

Assim como diversos países da Europa, o território alemão está repleto de castelos que já possuem séculos de idade. Um dos mais famosos é o Neuschwanstein. A construção é bastante conhecida por ter servido de inspiração pela Disney para criação do castelo da “Bela Adormecida” – imagem que posteriormente se consolidou como o “Castelo da Disney”, que sempre vemos nas aberturas dos filmes do estúdio.
Outro castelo bastante famoso é o Castelo de Hohenzollern, localizado em um alto monte da Alemanha. Ele já passou por três construções, já que foi destruído e reconstruído duas vezes. Para termos noção, ele foi erguido no século 11, há mais de 900 anos (!), muito antes do Brasil sequer ser colonizado. Nos anos 90, o local passou por obras de restauração e hoje é um dos principais pontos turísticos do país.
Além desses dois belos castelos, damos destaque ao Castelo de Schwerin, considerado um dos mais românticos da Alemanha. Ele foi construído às margens de uma ilha no Lago de Schwerin. É claro que existem muitos outros castelos impressionantes na Alemanha, porém não podemos listar todos eles aqui (são mais de 300 locações).

Personalidades que nasceram na Alemanha

Diversas pessoas importantes que influenciaram o mundo de muitas maneiras nasceram em território alemão. Talvez o mais importante de todos seja o físico Albert Einstein, que apresentou inúmeras teorias, fórmulas e conceitos matemáticos que moldaram o pensamento do mundo moderno. No campo literário, podemos listar Johann Wolfgang von Goethe, escritor considerado uma das mais importantes figuras da literatura alemã e o filósofo Nietzche, igualmente importante.
Jacob e Wilhelm Grim, popularmente conhecido como Irmãos Grimm, também foram alemães, considerados os responsáveis por unificar diversos contos folclóricos e fábulas infantis, disseminando essas obras para o mundo. No campo musical, existem grandes compositores alemães, como Beethoven, Schumann, Bach, Wagner, Strauss e Handel.
Também existem outras personalidades alemãs famosas e extremamente influentes como Kant, Robert Koch e Gottlieb Daimle. Atualmente, podemos listar alguns ídolos recentes, como o piloto de Fórmula 1 Michael Schummacher e o jogador de futebol Michael Ballack.

Hábitos culinários e as bebidas alemãs

A culinária alemã varia bastante de região para região, porém existem alguns pratos famosos que são conhecidos no país inteiro (e aqui no Brasil também, dependo das cidades). As salsichas são bastante comuns, normalmente recheadas, cortadas em rodelas e comidas com o pão – e existe uma variedade bastante grande de salsichas para todos os gostos. Entre os pratos, podemos citar o Sauerkrau (misto de vegetais), o Spargel (aspargos com carne de porco) e o Weisswurst (salsicha pálida).
Quanto à bebida, é sabido que os alemães ingerem muito álcool. Apesar de o vinho ser muito popular em diversas cidades, a cerveja é considerada a bebida nacional – com um dos maiores consumos por pessoa ao ano, chegando aos 116 litros. Não é à toa que um dos eventos mais tradicionais de cervejeiros ocorre em território alemão, a Oktoberfest (com direito a versão brasileira, que ocorre em Blumenau/SC), caracterizada por diversas outras festividades.
Outra curiosidade é que a água como temos aqui no Brasil, vendida em garrafinhas, é um tanto rara. Por lá, é muito mais fácil encontrar água com gás do que água sem gás – o oposto daqui.

Curiosidades em geral

  • Alemanha, em alemão, é Deutschland;
  • O sobrenome mais popular na Alemanha é o Müeller (equivalente ao nosso Silva);
  • Existem mais de 300 tipos de pão no país;
  • Existem mais de 35 dialetos de alemão que são falados em várias regiões do país;
  • Alemão é a língua oficial de cinco países: Alemanha, Suíça, Áustria, Luxemburgo e Liechtenstein;
  • A Catedral de Colônia levou mais de 600 anos para ser construída;
Catedral de Ulm
  • A Catedral mais alta do mundo está localizada na cidade de Ulm (onde nasceu Einstein);
  • A maior estação de trem da Europa está em Berlim;
  • Existem mais de 150 castelos na Alemanha;
  • A tradição da Árvore de Natal se originou com os alemães;
  • Os alemães também são fanáticos por futebol (o esporte é o mais popular do país), sendo que eles sediaram a Copa do Mundo de 2006;
  • Existem mais clubes de futebol na Alemanha do que qualquer outro país no mundo;
  • As autobahnsão estradas especiais da Alemanha que não possuem qualquer limite de velocidade;
  • A Alemanha é a maior economia da Europa.
É claro que existem muitas outras informações interessantes sobre esse impressionante país. Se você conhece mais aspectos curiosos da Alemanha, não deixe de compartilhar com nós nos comentários.

Imagens: Mega Curioso

Curiosidades - Master Curioso Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.