Você sabia ?

Teste de ilusão: que cor você vê ao olhar para este maluco disco giratório ?

foto: megacurioso





Diferentes pessoas conseguem enxergar tons variados ao olhar para o disco de Benham — tudo devido às diferentes percepções que nossos olhos possuem


Parece algo um tanto estranho de imaginar, porém diferentes pessoas enxergam cores distintas ao olhar para um frenético disco giratório, batizado de Disco de Benham – que foi o criador do conceito ilusório que você verá logo abaixo. Algumas pessoas enxergam linhas verdes, outros amarelas, poucos vermelhas e também há aqueles que não conseguem visualizar qualquer tipo de coloração.
Vale ressaltar que as cores que transitam nesse disco são somente o preto e o branco, porém, como giram de modo rápido, criam esse efeito ilusório para nós. Quando os padrões de branco e preto giram velozmente, os tons se embaralham e nós vemos outras cores – quando na verdade elas não existem. Apesar de ser interessante, o fenômeno não é completamente entendido.
Entre as hipóteses que procuram explicar o fenômeno, existe um estudo que diz que as pessoas enxergam cores diferentes basicamente porque os receptores de cores nos nossos olhos respondem diferentemente aos graus de vermelho, verde e azul – tudo depende da intensidade desses tons. Mais especificamente, as latências do centro da imagem e as linhas diferem conforme os espectadores. Apesar de as nuances serem sutis, elas existem. Veja abaixo e comente quais cores você consegue enxergar (ou se só vê preto e branco):
O fenômeno do Disco de Benham tem origem nas atividades neurais da retina e nas interações com o córtex visual primário – responsável por decodificar as características de imagens de baixo nível. Atualmente, o Disco de Benham está sendo utilizado por alguns estudiosos como método de diagnóstico para certas doenças oculares, principalmente no caso da neurite óptica.

Curiosidades - Master Curioso Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.