Você sabia ?

Conheça a história de 5 dos ninjas mais lendários do Japão

foto: reprodução/megacurioso



Saiba um pouco mais sobre os famosos "agentes secretos" que apavoraram os japoneses da era feudal





No entanto, além desses soldados profissionais que se estabeleceram como militares do século 12 ao 19, outra classe de guerreiros também se fez muito famosa, despertando a curiosidade de pessoas do mundo inteiro graças à sua natureza misteriosa.
É claro que estamos falando dos ninjas, habilidosos espiões, assassinos e sabotadores que atuaram no Japão durante os séculos 15 e 17. E apesar de muitos deles não passarem de mitos, o pessoal do ListVerse reuniu alguns personagenssupostamente reais em um interessante artigo, dos quais nós selecionamos cinco para você conhecer melhor. Confira:

1 – Mochizuki Chiyome

Fonte da imagem: Pixabay
Considerada como uma das kunoichi — ninja mulher — mais famosas de todos os tempos, reza a lenda que Mochizuki Chiyome foi esposa do senhor da guerra Mochizuki Nobumasa e, apesar de pertencer à nobreza, teria fundado um grupo de mulheres guerreiras no século 16. A formação do “exército” teria sido uma sugestão de Takeda Shingen, tio de seu marido e um dos mais importantes samurais japoneses.
Chiyome teria sido deixada aos cuidados de Shingen enquanto Nobumasa estava guerreando, e o grupo de mulheres — formado por 300 jovens, em sua maioria, órfãs, vítimas de guerra e prostitutas — teria sido especialmente treinado para assassinar e formar uma elaborada rede de espionagem. O quartel general ficava no vilarejo de Nazu, situado na região de Shinshu, e a população acreditava que o local era um mero orfanato administrado por Chiyome.

2 – Ishikawa Goemon

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Goemon foi um lendário fora-da-lei que, no século 16, atuava como uma espécie de Robin Hood japonês, roubando dos ricos para entregar aos pobres. Segundo a lenda, Goemon originalmente era um genin — aprendiz de ninja — do clã Iga, até que resolveu se tornar um nukenin (ou ninja fujão) e formar um grupo de bandidos que atacava ricos mercadores, senhores feudais e clérigos.
Os tesouros roubados eram compartilhados com os mais oprimidos, mas a carreira de “Goemon Hood” acabou depois de ele ser capturado durante uma tentativa de assassinato frustrada a Toyotomi Hideyoshi, poderoso senhor feudal e um dos grandes unificadores do Japão. Como castigo, o fora-da-lei foi fervido vivo publicamente enquanto segurava o próprio filho sobre a cabeça.

3 – Hattori Hanzō

Fonte da imagem: Pixabay
Provavelmente um dos ninjas mais famosos que já existiu, Hattori Hanzō era samurai e foi vassalo do clã Matsudaira. Ele serviu ao Shōgun (ou Grande Guerreio) Tokugawa Ieyasu fielmente, e foi um dos principais responsáveis para que esse importante líder subisse ao poder e se tornasse governante de todo o Japão durante o século 16.
Segundo a lenda, Hanzō passou a comandar um grupo de ninjas e se tornou famoso graças a algumas técnicas extraordinárias que desenvolveu nos campos de batalha, e diz-se que ele possuía várias habilidades, como a clarividência, a telecinésia, teletransporte e a precognição, qualidades que lhe renderam o apelido de Demônio. No entanto, apesar de todos esses “poderes mágicos”, dizem que Hanzō foi assassinado pelo guerreiro rival Fūma Kotarō.

4 – Fūma Kotarō

Fonte da imagem: Reprodução/ListVerse
Líder de um clã independente especializado em ações de guerrilha, espionagem naval e batalhas a cavalo, Fūma Kotarō ficou famoso por comandar um bando com 200 integrantes divididos em ladrões, assassinos, piratas e salteadores. No entanto, a maior façanha deste ninja — além de supostamente assassinar ao grande Hattori Hanzō — foi a de se infiltrar em segredo com seus homens em um acampamento chefiado por Takeda Katsuyori.
Katsuyori foi o sucessor de Takeda Shingen e era rival de Kotarō, e a ação dos ninjas infiltrados provocou uma enorme confusão que resultou nos homens de Katsuyori atacando e matando uns aos outros. Anos mais tarde, os ninjas de Kotarō foram vencidos e reduzidos e simples bandidos e, depois de ser finalmente capturado, ele teria sido decapitado por ordem de Tokugawa Ieyasu, o Shōgun protegido por Hanzō.

5 – Katō Danzō

Fonte da imagem: Reprodução/ListVerse
Danzō foi o ninja responsável por popularizar a ideia de que esses guerreiros tinham poderes sobrenaturais, já que, segundo a lenda, ele era um feiticeiro. Testemunhas teriam visto Katō engolir um boi inteiro, fazer com que sementes florescessem ao atingir o solo e até voar diante de todos. No entanto, hoje a teoria mais aceita é a de que o ninja era um habilidoso ilusionista capaz de hipnotizar sua “plateia”.
De qualquer maneira, a fama de Danzō acabou se espalhando, e Uesugi Kenshin — um importante senhor feudal — resolveu testar as habilidades do ninja. A prova consistia em roubar a espada de um vassalo de Kenshin que se encontrava no interior de um castelo fortemente guardado sem ser pego. Danzō não só trouxe a arma, como uma jovem serviçal também, o que lhe rendeu um “emprego” na guarda de Kenshin.
 Contudo, com o tempo, devido às habilidades místicas do ninja, o senhor feudal começou a ficar desconfiado, e Danzō teve a péssima ideia de se unir ao exército de Takeda Shingen, rival de Kenshin. O problema é que Takeda começou a suspeitar que o feiticeiro pudesse ser um espião infiltrado a serviço do inimigo, ordenando sua morte por decapitação em meados do século 16.

Curiosidades - Master Curioso Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.