Você sabia ?

Mito ou verdade: sentar perto demais da TV faz mal para os olhos?




Quando criança, você provavelmente ouviu seus pais ou avós dizerem repetidamente que sentar perto demais da televisão faz mal aos olhos. Em alguns casos, talvez eles até dissessem que passar muito tempo em frente ao televisor também era prejudicial à saúde. Porém, será que essas afirmações são verdadeiras ou eles só diziam isso para evitar que as crianças passassem tanto tempo em frente à TV?
De acordo com informações do site Today I Found Out, isso é puro mito – pelo menos nos dias atuais. Acontece que no passado essa afirmação foi considerada parcialmente verdadeira, já que os televisores da década de 60 podiam sim prejudicar os olhos. Muitos dos aparelhos da General Eletric TV emitiam em excesso raios que prejudicavam à visão, devido a um erro de fabricação que posteriormente foi corrigido. A fim de evitar esse tipo de desconforto, um escudo de vidro foi colocado em frente dos televisores.

Um erro que persistiu por décadas

Diversos anúncios foram feitos na época para que as pessoas não permanecessem muito perto das TVs da General Eletric devido aos problemas técnicos, porém assim que eles foram corrigidos os anúncios pararam. Acontece que muitas pessoas ficaram com as frases fixas na cabeça, por mais que hoje não exista qualquer malefício comprovado em sentar perto demais do televisor – o máximo que você irá sentir é fadiga ocular e dores de cabeça, mas seus olhos não serão permanentemente danificados como antes.
Se você perguntar a sua mãe ou avó, é provável que nem elas saibam como se originou esse “conhecimento popular”, já que ele foi repetido por décadas a fio mesmo depois de os erros terem sido solucionados. Contudo, é verdade que o seus olhos podem ficar mais cansados se você assistir televisão ou ver o monitor do computador por longos períodos ou de baixo, como se estivesse deitado no chão e com a cabeça inclinada.
E caso você fique com fadiga ocular ao ficar muito tempo em frente à TV ou ao monitor, simplesmente de aos seus olhos uma pausa e olhe para outros lugares por alguns minutos, de modo que o foco da visão seja temporariamente outro – e não se preocupe, você não ficará cego por causa disso.

Curiosidades - Master Curioso Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.