foto: pinterest
China está planejando enviar um jipe-sonda até Marte para coletar amostras e procurar por vida alienígena, dentro dos próximos seis anos.
Ouyang Ziyuan, cientista chefe do projeto lunar do país, disse que o programa de Marte irá focar na criação de sondas espaciais no planeta vermelho.
De acordo com o Beijing Times, e mencionado no South China Morning Post, a agência espacial da China planeja descer em Marte até 2020. Suas sondas irão tentar coletar amostras nos próximos 10 anos, enquanto também irão procurar por vida extraterrestre e determinar se o planeta pode abrigar a vida.
Ouyang estava palestrando na Conferência da Sociedade Planetária Internacional em Pequim, durante a qual ele apresentou cronogramas para a missão.
A agência espacial da China atualmente possui a sonda ‘Coelho de Jade’ (Yutu) na Lua. A sonda foi a primeira tentativa de exploração por sonda na superfície lunar daquele país. A missão fez parte de expedição Chang’e 3, que além de pousar na Lua, teve como missão desenvolver e testar tecnologias chave para missões futuras.
Ouyang disse que outra meta importante da missão Marte será a de detectar sistemas solares além do alcance da Terra e a de comparar as origens de planetas similares à Terra com a formação do sistema solar.
Em seu projeto mais ambicioso, a agência espacial também espera recriar um planeta, com base na informação obtida durante a exploração.
Atualmente, a NASA almeja lançar uma missão tripulada a Marte, até a década de 2030. Porém, Elon Musk, fundador da empresa privada de transporte espacial, SpaceX, disse que espera enviar humanos até Marte dentro dos próximos 10 anos.
“Tenho a esperança de que as primeiras pessoas poderiam ser enviadas até Marte dentro de 10 ou 12 anos. Certamente, eu acho que isso seja possível de ocorrer“, ele falou para a CNBC.
Fonte: Yahoo News, Ovni Hoje
|