foto: vice |
Fotógrafo utilizou as mesmas frases que foram escritas por soldados há quase 40 anos, somente substituindo o contexto pelas guerras do Afeganistão e Iraque
Na época em que os Estados Unidos guerreavam com o Vietnã, praticamente todos os soldados carregam Zippos, que são isqueiros que se transformavam em verdadeiros itens pessoais com o passar do tempo. Como os soldados não possuíam permissão para realizar modificações nos seus uniformes, eles personalizavam os seus próprios isqueiros, riscando-os e gravando mensagens diversas, sejam esperançosas, desiludidas ou de puro ódio.
O fotógrafo Henry Hargreaves viu as imagens dos isqueiros de quase 40 depois de eles terem sido originalmente marcados pelos seus donos. Impressionado pelo poder dessas frases, Hargreaves decidiu recriá-las em itens mais modernos e comuns nos dias atuais: os celulares. Ele disse que ficou surpreso ao conversar com soldados que serviram nas guerras do Iraque e do Afeganistão, pois os sentimentos deles eram os mesmos dos homens que serviram décadas atrás no Vietnã.
Portando, como os temas aparentaram ser recorrentes e atemporais, Hargreaves recriou as expressões em diversos tipos de celulares. A série de fotos foi chamada de “War Phones” (“Telefones de Guerra”, em tradução literal) e reuniu as principais frases dos isqueiros Zippos encontrados pelo fotógrafo. Connor, um amigo de Hargreaves que serviu no Afeganistão, disse que quando as coisas ficam feias no campo o senso de humor é o último amparo de um soldado. Veja algumas das imagens da série “War Phones” abaixo: