Muito se fala sobre os mistérios guardados pela Área 51, especulando que o local serve, entre outras coisas, para estudos de extraterrestres. Porém, alguns relatórios já comprovaram que a área, que fica no estado de Nevada, nos Estados Unidos, não tem nenhuma relação com alienígenas, mas sim com testes da Força Aérea Norte-Americana.
No ano passado, documentos do Arquivo de Segurança Nacional dos Estados Unidos revelaram que a região era realmente palco de observação de objetos misteriosos a partir de 1955. Mas não de formas de vida ou discos voadores de outros planetas e sim de aeronaves da antiga União Soviética.
Segundo os relatórios, posteriormente houve por lá o desenvolvimento de tecnologias de discrição para aviões e testes de vulnerabilidade de aeronaves soviéticas. No entanto, muitos pensavam que as atividades da Área 51 já haviam encerrado há tempos. Mas imagens de satélite do mês de junho desse ano mostraram que isso ainda não aconteceu. E mais, novas construções estão sendo vistas por lá.
Construções nunca pararam
Nas últimas imagens de satélite, registradas em 2 e 30 de junho, a Área continua a passar por mudanças e uma delas é bastante significativa. E um novo projeto de construção chamou a atenção dos especialistas, sendo de especial interesse, não só devido à sua dimensão física, mas também por causa de sua localização muito peculiar.
Ao contrário do que muita gente possa imaginar, as melhorias na base não pararam desde a sua fundação. Com isso, ao longo dos anos, a base tem se expandido.
O local começou com uma fileira de hangares e alguns galpões, se transformando com o tempo em um enorme complexo com muitas construções, dezenas de hangares, uma instalação organizada para radares e grandes pistas de aeronaves.
Grandes estruturas
Segundo os estudiosos, a construção maior foi feita em 2007. Era um hangar moderno e de grandes proporções, que, claramente, foi construído para um propósito específico. De acordo com algumas observações, o espaço construído tem portas imensas que medem cerca de 53 metros de altura, ficando uma em cada lado da estrutura, o que mostra que algo de muito grande estava (ou ainda seria) escondido lá dentro.
De fato, no momento em que esta estrutura foi concluída, acredita-se que ela teria sido feita para abrigar um conceito demonstrativo para o programaBomber Next Generation (NGB).
Outra possibilidade seria a do local abrigar testes de um avião de reconhecimento da High Altitude Long Endurance (HALE), basicamente uma aeronave com características semelhantes as do RQ-4 Global Hawk, porém com muito mais capacidade de sobrevivência e até mesmo mais autônoma.
Desde então, a Força Aérea admitiu que um avião de vigilância não tripulado de grande penetração existe e está atualmente em alguma forma de operação limitada. A Aviation Week apelidou esta aeronave a "RQ-180" (que não é a sua verdadeira designação) em um artigo que não oficialmente desmascarou uma aeronave que muitos de nós já achávamos que existisse.
Contrato bilionário
Entre 2006 e 2007, os rumores eram comuns a respeito de um contrato que estava sendo disputado por vários fabricantes aeroespaciais norte-americanos. De acordo com as especulações, o Northrop Grumman teria sido o vencedor deste contrato, recebendo pelo menos dois bilhões de dólares para construir e testar a aeronave produzida.
Talvez esse avião possa ter sido o que citamos acima, o RQ-180, ou até uma nova tecnologia do suicida Bomber Next Generation. Outra possibilidade é a de que eles teriam feito uma aeronave para cumprir ambas as funções. Porém, mesmo que dois bilhões seja muito dinheiro, outros fundos também podem ter sido aplicados ao projeto de forma clandestina.
Esta não seria nenhuma surpresa para aqueles que seguem programas clandestinos, pois o chamado "orçamento negro" da Força Aérea dos Estados Unidos explodiu na última década e meia e, só em 2010, foram mais de 15 bilhões investidos.
A mais nova estrutura
Com este cenário em mente, vamos agora voltar aos novos desenvolvimentos na Área 51. A mais nova célula de teste de motores localizada na parte norte da base parece ter sido finalizada quando as últimas imagens foram disponibilizadas.
Além disso, existem algumas outras pequenas melhorias que são visíveis em torno da instalação, mas o hangar enorme que está sendo construído ao sul daquele que foi construído em 2007 é, de fato, muito maior.
A localização desta nova estrutura, medindo cerca de 70 metros de diâmetro, é interessante, uma vez que está localizada à direita no final da pista até o sul do resto da base. Este local se mantém fora da visão imediata da área geral e também permite acesso rápido para a pista, resultando em tempos mínimos para os aviões taxiarem.
O fato de que este novo hangar tem portas em seus dois lados significa que as vistorias pré-voo e ignição dos motores podem ser executadas enquanto a aeronave ainda está sob a cobertura de proteção da estrutura. Isso é benéfico quando se tenta evitar registros de satélite.
Embora os períodos de observação de satélites sejam todos conhecidos, e as operações sejam planejadas em conformidade, tal planejamento não é garantia de que a aeronave não terá problemas durante o processo de taxiar, a aterrisagem ou decolagem, assim como a deixando exposta a olhares curiosos em órbita baixa da Terra.
Então, ter um hangar tão perto de onde os lançamentos e reparos são feitos é benéfico se a aeronave é de natureza particularmente sensível.
Este novo hangar também poderia fornecer um apoio “camuflado” para grandes testes, protegendo-os de satélites, embora isso nunca tenha sido necessário no passado meio século de operações na Área 51. Por isso é um pouco intrigante pela qual isso seria necessário agora.
Só o tempo dirá se outras estruturas irão surgir em torno desta nova unidade operacional remota na Área 51, embora uma coisa agora seja muito certa: a área está de fato no segmento de testes de aeronaves de grande porte altamente classificadas, bem como das menores, e parece que o negócio está crescendo. Qual a sua opinião sobre as estruturas?
FONTE(S):
IMAGENS: