Você sabia ?

Prêmio milionário para impulsionar inteligência artificial

Um sistema de inteligência artificial deverá ser capaz de dar uma palestra convincente sem nenhum envolvimento humano.[Imagem: Divulgação]

XPrize TED de Inteligência Artificial
Os especialistas em inteligência artificial têm mais uma razão para trabalhar com afinco: um prêmio milionário a ser oferecido pela XPrize.
A organização ficou famosa ao oferecer US$ 10 milhões para o primeiro grupo não-governamental que levasse um homem ao espaço e trazê-lo de volta em segurança - que foi vencido pela nave SpaceShipOne.
Hoje há quatro XPrizes abertos: Google Lunar X PRIZE (U$30 milhões),Qualcomm Tricorder XPRIZE  (U$10 milhões), Nokia Sensing XCHALLENGE (U$2,25 milhões) e Wendy Schmidt Ocean Health XPRIZE (U$2 milhões).
Agora a instituição se uniu à TED, uma organização sem fins lucrativos que faz palestras sobre ideias inovadoras - "ideias que valem a pena ser difundidas", como diz seu slogan.
O objetivo do XPrize TED de Inteligência Artificial será desenvolver um sistema de inteligência artificial capaz de dar uma palestra TED convincente sem nenhum envolvimento humano.
O que se pode esperar da inteligência artificial
Ao contrário dos prêmios anteriores, os organizadores querem ouvir a comunidade envolvida em inteligência artificial para saber o que é razoável esperar dessa área e o que é factível de ser realizado nos próximos anos.
Para isso, os especialistas e interessados poderão enviar opiniões e respostas a perguntas como: A inteligência artificial deverá estar embutida em um robô físico que ande ou rode pelo palco ou será uma voz sem corpo? Como o assunto da palestra será escolhido? Quanto tempo a apresentação deverá durar? Como a competição deverá ser julgada?
Também ainda não há definição sobre se o prêmio será oferecido em uma base anual ou se será uma competição do tipo primeiro que fizer vence.
"Os avanços no aprendizado de máquina e na inteligência artificial fizeram progressos extraordinários nos últimos dez anos, mas nós mal arranhamos a superfície. Esta competição global pode ajudar a impulsionar o seu desenvolvimento através de uma miríade de áreas, incluindo a investigação biológica, exploração, educação, saúde e campos que nós ainda nem sequer imaginamos," disse Peter Diamandis, do XPrize.
"Estamos entrando em um futuro no qual os seres humanos e as máquinas devem aprender novas maneiras de trabalhar juntos. Minha esperança é que esse prêmio alimente esse processo. Eu não tenho nenhuma ideia de onde isso vai dar, mas estou muito animado em descobrir," disse Chris Anderson, do TED.

Curiosidades - Master Curioso Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.