Você sabia ?

Saiba quais são as picadas mais dolorosas de insetos

foto: Shutter Stock

Abelha, formiga ou vespa? Confira quem ganha nessa competição avaliada por um índice de dor desenvolvido por um entomologista
Você já foi picado por uma abelha ou uma vespa? As ferroadas são como agulhadas que doem bastante na hora, criando um inchaço incômodo depois e podendo até ser perigosas para quem é alérgico. Algumas variedades de formigas também têm picadas muito doloridas.
Porém, cada uma tem uma escala de dor diferente. De umas picadas apenas ardidas até as mais dolorosas, a intensidade de dor é medida pelo Índice Schmidt, uma escala desenvolvida e publicada em 1984, como resultado do trabalho “autossacrificante” do entomologista Justin O. Schmidt. Ele mesmo se expôs às picadas de abelhas, vespas e formigas para realizar o processo. Isso é que é ter amor pela ciência!
O índice revela a classificação da dor das picadas através de um espectro de pontos, sendo eles de zero a quatro. Além da “nota” de cada dor, Schmidt também descreveu as sensações de cada ferroada de uma forma quase poética e com um toque de humor — em parceria com Katie Arnold da revista Outside. Muitas vezes, o entomologista parece até estar falando de degustação de vinhos ou de chocolate. Confira abaixo.

10 – Abelha-do-suor

io9
Essas abelhas da família Halictadae recebem esse nome porque são atraídas pelo sal do suor humano.
Índice Schmidt: 1,0
Descrição: Leve, efêmera, quase frutada. Como uma pequena faísca que chamusca um único fio de pelo em seu braço.

9 – Formiga de fogo (ou formiga lava-pés)

Índice Schmidt: 1,2
Descrição: Aguda, repentina, levemente alarmante. Como caminhar sobre um tapete felpudo e chegar ao interruptor de luz. (Provavelmente, ele quis dizer que é algo como um leve choque elétrico).

8 – Formigas acácia-de-chifre-de-búfalo

Índice Schmidt: 1,8
Descrição: Um raro e lancinante tipo elevado de dor. Como se alguém cravasse um grampo em sua bochecha.

7 – Vespa Dolichovespula maculata

Índice Schmidt: 2,0
Descriçãoforte, calorosa e levemente crocante. É como esmagar a mão em uma porta giratória.(Também gostaríamos de saber como é uma ferroada “crocante”... ou não!)

6 – Vespa Yellowjacket

As yellowjackets são, muitas vezes, erroneamente chamadas de abelhas, pois são semelhantes em tamanho e aparência, mas elas são realmente vespas.
Índice Schmidt: 2,0
Descrição: quente e esfumaçada, quase irreverente. Como apagar um charuto em sua língua. (Você também deve estar se perguntando se o tal Schmidt usou outra coisa além das ferroadas nesses testes?).

5– Abelha comum e vespa europeia

Índice Schmidt: 2,0
Descrição: Como uma cabeça de fósforo queimando a sua pele.

4 – Formiga-vermelha

Índice Schmidt: 3,0
Descrição: vigorosa e impiedosa. Como se alguém usasse uma broca para escavar sua unha encravada.(Ai...)

3 – Vespa-do-papel

Índice Schmidt: 3,0
Descrição: cáustica e ardida como fogo. Distintamente pungente e dolorosa no final. Como derramar um copo de ácido clorídrico em um corte na pele feito com papel.

2 –Vespa Tarântula-falcão

Índice Schmidt: 4,0
Descrição: feroz como um forte choque elétrico. Como se um secador de cabelo ligado caísse na banheira durante seu banho de espuma. (E morreu...)

1 – Formiga-cabo-verde

Índice Schmidt: 4.0 +
Descrição: dor pura e intensa. Como andar sobre carvão em brasas com um prego enferrujado de dez centímetros em seu calcanhar.
Fonte: Mega Curioso, io9
Imagens: io9

Curiosidades - Master Curioso Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.