Você sabia ?

Produto inovador que consegue saber, em segundos, quantas calorias tem no seu prato






Quando você aprendeu na escola que tudo é formado por moléculas e átomos, provavelmente ficou confuso, afinal, não dá para enxergá-los ou, de alguma forma, percebê-los. Mas isso está para mudar e tem mais utilidade no seu dia a dia do que você pode imaginar.

Falamos do SCiO, um espectômetro de bolso que se conecta ao seu celular e é capaz de dizer quantas calorias tem o brigadeiro que você está comendo, qual é a melancia mais doce do supermercado e até mesmo qual é a porcentagem de álcool que tem no seu drink. É sério!

SCiO funciona a partir do conceito de espectroscopia de infravermelho. O que isso quer dizer? Bem, digamos que você queira saber as propriedades nutricionais de um pedaço de queijo. Ao apontar o aparelho para ele, é emitida uma luz e, simultaneamente, o sensor do SCiO captura os espectros dessa luz, que, grosso modo, batem no queijo e voltam. Como cada molécula vibra de forma específica, o espectro traz para o sensor um dado que, ao ser cruzado no banco de dados do SCiO, revela a identidade do objeto, uma verdadeira assinatura óptica. Assim, é possível saber a porcentagem de proteína e gordura presentes no queijo, por exemplo.

Espectômetros costumam ser aparelhos grandes, do tamanho de um laptop, podem custar milhares de dólares e geralmente são usados em laboratórios e também na ciência forense. Contudo, eles podem ser super úteis no seu dia a dia. O SCiO vem com apps próprios para detectar a composição de alimentos, medicamentos e também plantas (será que você está usando a terra certa naquela roseira do jardim?). Ao usar os aplicativos, você também auxilia na formação de um banco de dados poderoso, que vai não só facilitar o uso do aparelho e o reconhecimento de materiais, como também pode contribuir para a ciência de forma geral, já que não há, hoje em dia nenhum banco de composição de materiais diversos.

O SCiO é sensacional, hein? Não é à toa que o projeto, que está no Kickstarter, já conseguiu mais de 10 vezes a quantia de dinheiro que precisava para, de uma vez por todas, sair do papel.

O que é o SCiO


Demonstração do SCiO




SCiO  SCiOSCiOSCiO
SCiO





Fonte: Hypeness

Imagens: HypenessSCiO

Curiosidades - Master Curioso Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.