Você sabia ?

Cientistas revelam uma visão da Terra de quatro bilhões de anos atrás




Os períodos Hadeano e Eoarqueano foram o verdadeiro inferno na Terra. Durante milhões de anos, nosso planeta foi fortemente bombardeado por milhões de asteroides; oceanos existentes se desfaziam várias vezes em atmosferas de vapor; tudo até a crosta finalmente se solidificar. Estas duas novas visualizações ajudam você a compreender toda essa violência.
O vídeo abaixo é uma reconstituição “que ilustra as massas de terra, cadeias de montanhas e mares sendo moldados por eventos de impacto, alguns dos quais aqueceram porções significativas da superfície”.

Ele foi criado por Simone Marchi para uma nova pesquisa que acaba de ser publicada na revista Nature. E abaixo, você pode ver um GIF animado que mostra todos os impactos, “um novo modelo de bombardeio da Terra no éon Hadeano, que foi calibrado usando dados existentes da Lua e da Terra”.
terra bombardeada (1)
Marchi et al descrevem suas descobertas no sumário do estudo:
Nós descobrimos que a superfície da Terra no período Hadeano foi amplamente reprocessada ​​por impactos… Este modelo pode explicar a distribuição etária dos zircões do período Hadeano e a ausência de rochas terrestres dessa época. Oceanos existentes teriam repetidamente fervido em atmosferas de vapor, devido a grandes colisões há cerca de 4 bilhões de anos.
Agora imagine esses impactos assim:
terra bombardeada (1)
E assim:
terra bombardeada (2)
Ou assim (olá, Lua!):
terra bombardeada (3)
Ah, como seria bom ter uma máquina do tempo, para assistir a tudo isso em órbita e em fast forward…

Fonte(s): lpi.usra.edu, Gizmodo
Imagens: por S. Marchi et al/Nature, Don Dixon, Alan Brandon/Nature e Dana Berry/National Geographic

Curiosidades - Master Curioso Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.