foto: reprodução/megacurioso Ao contrário do que muitas pesquisas afirmavam, as consequências negativas de passar boa parte do dia sentado podem ser remediadas com exercícios físicos |
Você já deve ter ouvido mil vezes que passar muito tempo sentado pode fazer muito mal para a saúde, além de poder encurtar a expectativa de vida. Nesse sentido, existem diversos estudos sobre doenças — como enfermidades crônicas, problemas cardíacos, desenvolvimento de alguns tipos de câncer, distúrbios mentais e disfunções renais, para citar algumas — que podem estar relacionadas com o tempo que passamos sentados.
E isso não é tudo: algumas pesquisas chegaram a comparar o sedentarismo ao vício de fumar, enquanto outras apontaram que passar muitas horas sentado pode, inclusive, “rebater” os efeitos de atividades físicas realizadas diariamente. Tanto que depois que todas essas evidências começaram a surgir, muita gente passou a adotar mesas com as quais é possível trabalhar em pé, e várias engenhocas surgiram no mercado para atender essa nova demanda.
Calma lá...
No entanto, de acordo com o pessoal do site Gizmodo, novos estudos revelaram que a realização de exercícios durante uma hora seria suficiente para combater os efeitos colaterais de passar de 6 a 7 horas sentado. Além disso, também existem evidências que passar muitas horas de pé não é tão saudável assim, podendo ocasionar o aparecimento de varicoses — por conta da má circulação — e problemas nos joelhos.
Os estudos ainda apontam que passar muito tempo em pé pode ser estressante para o corpo — afinal, é por isso que nos sentamos para relaxar —, sem falar que até mesmo as mesas e outras geringonças destinadas a nos manter ativos enquanto trabalhamos também oferecem riscos de que soframos lesões. E mais: comparar a falta de atividade com o tabagismo, além de absurdo, é enganoso.
Embora nenhuma das duas situações — ser fumante e ser sedentário — torne uma pessoa mais saudável, evidentemente, uma delas é muito, muito mais prejudicial do que a outra. Isso porque, não existe exercício físico que reverta os danos provocados por passar 6 ou 7 horas fumando. Do mesmo modo, não fazer nenhuma atividade física sequer, apesar de não ser tão ruim quanto ser tabagista, tampouco ajuda muito. É preciso se mexer!
Equilíbrio
É claro que ninguém está afirmando que simplesmente podemos passar a vida com os traseiros apoiados em algo confortável e pronto. O que os novos estudos apontam é que, ao contrário dos que pesquisas anteriores afirmaram categoricamente, é possível sim reverter os efeitos de passar muitas horas sentados com a realização de exercícios físicos.
Na verdade, todo mundo precisa realizar algum tipo de atividade para se manter em forma, e ir direto para a cama ou se jogar no sofá depois de passar o dia todo imóvel trabalhando diante de um computador — por exemplo — não é nada bom. Assim, se você se dedica a alguma ocupação que exige que você passe muitas horas inativo, então, não deixe de se alongar ou de dar uma voltinha quando tiver um intervalo.
Além disso, matricule-se em uma academia, combine com algum amigo para fazer caminhadas diárias ou saia para correr em algum parque. Aproveite os finais de semana para mover o esqueleto e adote pequenas mudanças de hábito — como usar as escadas em vez do elevador ou estacionar o carro em uma vaga mais distante, se esse for o caso — que obriguem você a usar mais o corpo. E pare de se sentir culpado por passar o dia trabalhando sentado.