Você sabia ?

6 pratos famosos que foram batizados com nome de pessoas




Frequentemente, vamos aos restaurantes e escolhemos pratos com nomes já bastante conhecidos (e que fazem muito sucesso ao redor do mundo). Sempre que novas receitas de sucesso são inventadas, é preciso chamá-las de algum jeito. Você já parou para pensar de onde esses nomes vêm?
Alguns provêm dos cozinheiros que inventaram a receita, enquanto outros possuem origens mais diversificadas, como homenagens ou o nome dos restaurantes onde fizeram sucesso. Veja abaixo alguns exemplos (e diga nos comentários outros nomes de alimentos que você conhece):

1 – Fettuccine Alfredo

O “Alfredo de Roma” é um dos restaurantes mais populares da capital italiana até hoje. No início do século 20, o dono do restaurante, Alfredo de Lelio, inventou um prato para sua esposa que consistia basicamente de macarrão fettuccine com bastante manteiga e queijo parmesão. Não é nem preciso explicar o motivo pelo qual o prato atual possui o nome do chef Alfredo de Lelio: o sucesso foi estrondoso e ele ficou muito mais famoso.

2 – Nachos

Os nachos foram inventados por um maître chamado Ignácio Anaya, que fez o prato pela primeira vez para um grupo de esposas de militares norte-americanos. Elas estavam no restaurante Victory Club, no México, onde ele fritou algumas tortillas, cobriu com queijo cheddar e um pouco de pimenta-jalapenho e serviu como canapé. O prato fez tanto sucesso que as clientes pediram mais e apelidaram o alimento com o próprio apelido do maître: Nacho.

3 – Salada César

Essa salada bastante popular não possui uma história com muito glamour, já que não há qualquer tipo de relação com o famoso Júlio César, como é de se imaginar inicialmente. Ela foi inventada pelo chef César Cardini, dono de um restaurante em Tijuana, no México.

4 – Pizza Margherita

Muitas pessoas afirmam ter criado a receita da tradicional pizza margherita, que é amplamente conhecida em todo o mundo. Contudo, a versão mais aceita é a de que ela foi inventada como homenagem à Rainha Margherita de Sabóia, que visitou Nápoles em 1889. O tomate, o queijo e o manjericão foram escolhidos pois simbolizam as cores da bandeira italiana: vermelha, branca e verde, respectivamente.

5 – Ovos Beneditinos

Os ovos beneditinos são baseados no nome Benedict, em inglês, porém existem duas teorias para a origem do nome desse prato. A primeira diz que um corretor chamado Lemuel Benedict pensou em criar a receita após uma ressaca em Nova York, em 1894. A segunda (e mais aceita) diz que o chef de cozinha Charles Ranhofer inventou o prato para o corretor LeGrand Benedict. Seja como for, os ovos beneditinos fizeram bastante sucesso.

6 –Crêpe Suzette

O crêpe suzette é uma sobremesa de origem francesa que consiste em crêpes com uma manteiga perfumada com sumo e raspa de tangerina, além de algumas variações. Quando o príncipe do País de Gales, Edward VII, visitou o Monte Carlo Café de Paris, em 1896, ele solicitou que o chef do local criasse uma sobremesa especial para ele. Henri Charpentier, de somente 16 anos, fez então crêpe. A sobremesa flamejante fez tanto sucesso que o príncipe batizou ela com o nome da namorada de Henri, chamada Suzette.

Curiosidades - Master Curioso Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.