Você sabia ?

Entenda o que é o sinal extraterrestre "Wow!" [ Vídeo ]

foto: bitaites



Antes de o homem pisar na lua, muitos cientistas já dedicavam boa parte de seus estudos a tentar algum tipo de contato extraterrestre, até mesmo a muitos anos-luz de distância do Planeta Azul, principalmente quem faz ou fazia parte do misterioso SETI (Search for Extra-Terrestrial Intelligence), com o intuito claro de ser um instituto caçador de aliens, assim como outras coisas também.
Com o avanço da tecnologia e o uso de poderosos radiotelescópios — que tentam detectar algum sinal "não natural" vindo de algum ponto do espaço —, a galera do ramo ficou empolgada para comprovar de uma vez por todas algum tipo de sinal que fosse de origem da inteligência alienígena.
Mesmo sendo um tipo de busca bem demorada e cansativa, a resposta veio em 15 de agosto de 1977, quando um sinal misterioso foi recebido aqui na Terra e até hoje é considerado o único sinal que possa ter sido emitido por uma civilização que está bem longe daqui. Quem descobriu a inusitada mensagem foi o radio-astrônomo americano Jerry Ehman, da Universidade de Ohio, através do radiotelescópio Big Ear (Orelhão). Você pode ouvir o som captado no vídeo abaixo:

Decifrando o código

O computador registrou o potente sinal como uma espécie de sequência de letras e números, com duração de 72 segundos e com enorme intensidade, ultrapassando o limite da escala preparada para as observações, com ondas magnéticas vindas da direção da constelação de Sagitário, em uma frequência de 1420.4556 MHz — correspondente à famosa linha de 21 cm do hidrogênio, também chamada de “janela da água” em radioastronomia.
Detalhe: a estrela mais próxima que existe na direção de Sagitário está pelo menos 220 anos-luz daqui, ou seja, no mínimo foi um evento astronômico de gigantesca potência, como nunca antes registrado, por isso o sinal tem toda essa importância para os cientistas e iniciados de plantão no assunto.
Sem ter muito tempo para analisar cientificamente o fato inusitado, Jerry ficou surpreso com a anomalia e escreveu “Wow!” (Uau!) ao lado dos códigos que representavam os sinais (6EQUJ567), e por isso esse sinal extraterrestre recebeu este nome. De acordo com o SETI, realmente o sinal veio de fato do espaço e não foi causado por nenhuma interferência humana.

***

E você, leitor, o que sabe ou pensa a respeito desse sinal? Não deixe de compartilhar sua informação com a gente nos comentários abaixo.

Curiosidades - Master Curioso Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.