Você sabia ?

Saiba qual é a melhor hora do dia para pedir um aumento

foto: reprodução/megacurioso



Um estudo recente indica que é melhor conversar com seu chefe no período da manhã – entenda




Nós todos sabemos que essa vida não é fácil e que, de vez em quando, o jeito é chamar o chefe e falar com ele sobre quão bem você trabalha e o como seria bacana receber um aumento. Se essa atitude é algo que você pretende tomar em breve, nós temos uma dica valiosa: é melhor falar com o chefinho antes do almoço!
Esse conselho é, na verdade, fruto de uma pesquisa feita pela Academy of Management. Intitulado “Eu preciso de comida e eu mereço um aumento”, o estudo teve algumas conclusões curiosas, como, por exemplo, a de que a fome faz com que nos sintamos com mais poder, uma vez que pensamos mais em nós mesmos e em nossas necessidades.

Uma questão de poder

Huffington Post
Essa questão toda, pelo visto, faz com que o sujeito sinta e aja com mais confiança, como se tivesse mais direito sobre alguma coisa ou situação. Essa mesma sensação de empoderamento pode ser também negativa, tanto que alguns chefes mais antenados estão oferecendo mais comida aos seus funcionários na parte da manhã, para deixá-los satisfeitos e quietinhos. Há até os que marcam reuniões e conversas importantes para depois do almoço.
De acordo com os pesquisadores, empresas que fornecem alimentos no ambiente de trabalho têm funcionários mais calmos e agradecidos. A verdade é que a fome faz com que as pessoas pensem em seus próprios objetivos antes de pensar nos demais membros de um grupo.

A pesquisa

Pode parecer maluquice para algumas pessoas, mas vale frisar que os pesquisadores realizaram dois testes, sendo que o primeiro envolveu a participação de 103 estudantes universitários. Eles foram entrevistados duas vezes: quando entraram e quando saíram do refeitório, na hora do almoço. Isso deu aos pesquisadores a possibilidade de comparar as respostas.
As perguntas eram relacionadas ao nível de fome de cada pessoa e também a questões psicológicas cujas respostas variavam de “discordo plenamente” a “concordo totalmente”. O resultado revelou que os que ainda não tinham se alimentado apresentavam um nível maior de empoderamento.

Parte dois

The Arrogant Chef
A outra parte da pesquisa também avaliou universitários: dessa vez, 166 acadêmicos. Eles realizaram tarefas em dois ambientes, sendo que o primeiro tinha cheiro de pizza e o segundo não tinha.
Na primeira sala, um indivíduo entrou na para retirar uma pizza do forno – golpe baixo! Já na segunda, uma pessoa entrou apenas para pegar um lápis. A conclusão foi a de que a indução à fome (ou à vontade de comer) também mexe com a sensação de poder. Por isso, se você quiser conversar com seu chefe e mostrar a ele o quanto você merece um aumento, não deixe para fazer isso depois do almoço, hein!

Curiosidades - Master Curioso Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.